3 de abr. de 2016

Criando contas de usuários no Windows

Quando toda a família divide o mesmo computador, é interessante criar uma conta para cada um. 

Um dos recursos mais antigos do Windows é criar contas de usuários diferentes dentro de um mesmo sistema. Desta forma, cada um terá seu "espaço" particular, num mesmo sistema. 

Outra utilidade muito importante deste recurso é aumentar a segurança, uma vez que é possível escolher o tipo de usuário: aquele que tem acesso total - que "pode tudo" - ou o que só pode fazer o que não interfira no sistema como um todo - o usuário limitado.

O primeiro passo é abrir o Painel de Controle: menu Iniciar - Painel de Controle.


criando-contas-de-usuarios-no-windows
01-Acessando o Painel de controle via menu iniciar
A seguir, selecionar Adicionar ou remover contas de usuário (clique nas imagens para ampliar e ter uma melhor visualização):


criando-contas-de-usuarios-no-windows
02-Adicionar ou remover conta de usuário
Clique no local indicado abaixo para Criar uma nova conta:


criando-contas-de-usuarios-no-windows
03-Criar uma nova conta
Para criar um novo usuário, o mais indicado é criar uma conta Usuário padrão, pois, como na descrição na fig. 04, esse usuário não pode mexer em nada que comprometa outros usuários ou a segurança do computador:


criando-contas-de-usuarios-no-windows
04-Escolher nome e tipo de conta
Escolha o nome que preferir e clique em Criar conta.

É preciso selecionar a nova conta para criar uma senha:


criando-contas-de-usuarios-no-windows
05-Usuário padrão criado
criando-contas-de-usuarios-no-windows
06-Criar senha para usuário
Digite a senha, confirme no campo abaixo e, no campo Digite uma dica de senha, escreva algo que lembre a senha escolhida.


criando-contas-de-usuarios-no-windows
07-Nome e dica de senha
Clicando em Criar senha, na próxima vez que ligar o computador, pedirá a senha para acessar a conta, aparecendo a dica de senha.

Repita todo o processo para criar uma nova conta. A dica é clicar em Gerenciar contas - como indicado na fig. 08, voltando direto à tela da fig. 03 - para criar uma nova conta.


criando-contas-de-usuarios-no-windows
08-Voltando direto à Gerenciar contas

Há a opção conta Convidado que permite uma pessoa que não tem conta entrar, porém sem ter acesso a arquivos protegidos por senha, pastas ou configurações. Por padrão fica desabilitada. Ao selecioná-la entre as opções de contas como na fig. 05, pede confirmação: 


criando-contas-de-usuarios-no-windows
09-Conta Convidado
Importante lembrar, para garantir que cada um acesse apenas a sua conta, criar uma senha para o usuário Administrador, a conta mais importante, caso ainda não tenha , evitando que qualquer um a acesse e tenha controle total do micro podendo, inclusive, excluir contas de usuários! 

Geralmente essa é a conta utilizada quando não foi criado nenhum novo usuário no sistema, após a instalação do Windows.

Você que precisa de seu equipamento para trabalhar em casa, quanto mais souber "se virar", melhor. Com o Curso Online de Informática Básica você aprende o essencial por um preço acessível. 

Clique na imagem abaixo para mais informações: 🔽🔽🔽