domingo, 28 de fevereiro de 2016

Uma boa dupla contra propagandas indesejadas (adwares/malwares)

Propaganda é a alma do negócio, mas não precisa apelar. Você abre seu navegador e se depara com um site que não é o que você está acostumado. Os dois abaixo são os mais comuns:


Propaganda
1-Delta homes aberto com navegador de internet


Propaganda
2-Hao123
Se no seu navegador abre alguma página estranha sem seu consentimento, há uma boa dupla de programas que elimina o problema com eficiência: o 
AdwCleaner e Malwarebytes.

PROPAGANDA É A ALMA, MAS TAMBÉM TRAUMA!

O AdwCleaner é bem simples de instalar e objetivo. Após baixar e iniciar a instalação, basta concordar com os termos:

termos de uso
3-AdwCleaner termos

Abrirá rapidamente o programa, onde é necessário apenas clicar em Verificar, para o programa varrer o computador em busca dos Adwares ou programas de anúncios, intrusos.


4-Tela do AdwCleaner
Aguarde terminar e em seguida clique em Limpar para fazer a limpeza:

Limpar
5-AdwCleaner - Limpar
Ao terminar pedirá par reiniciar o computador para completar a remoção:


Reiniciar
6-AdwCleaner - Reiniciar

PARA "COMBATER O MAL" NO PC

Agora é preciso passar o Malwarebytes, que complementa removendo Malwares, ou softwares/programas maliciosos. 

Ao iniciar a instalação, marque para aceitar os termos:


termo
7-Termo Malwarebytes
Nas janelas seguintes escolha Avançar e Instalar. Em seguida aparecerá a janela com o Concluir, com duas opções: Ativar o trial gratuito (se quiser usar por tempo limitado a versão paga) e Executar Malwarebytes (abrir o programa ao clicar em Concluir) (fig. 8).


Concluir instalação
8-Malwarebytes - concluir
Quando iniciar o programa, automaticamente fará a atualização do banco de dados de malwares (fig. 9). Terminando o processo, inicia em seguida automaticamente a verificação do sistema, fazendo a "caçada" de programas maliciosos no sistema. Clique se preferir em Verificar agora para ver o processo com mais detalhes.


atualização
9-Atualização de banco e verificação
Aqui no Malwarebytes leva muito mais tempo comparado ao AdwCleaner a verificação. Ao término o programa selecionará automaticamente o que encontrar de malware como resultado. Clique em Remover Selecionados (fig. 10) para "executar" os programas "pentelhos".

Remover malwares
10-Remover malwares
Terminada a remoção, seu navegador voltará a abrir a página normal. Há casos porém onde a infecção do computador é tão profunda que sequer é possível instalar um destes programas. Já vi casos no suporte de informática onde a solução era a formatação. 

Como é indicado para nossa saúde, também vale para computadores: melhor trabalhar com a prevenção. Desconhecendo a procedência do programa, melhor não instalá-lo e atenção aos programas instalados junto à outros, "de carona". Os famosos "Cavalos de Tróia" ou Trojan Horse. Mas fica esse assunto para outra postagem com mais detalhes.

Escreva nos comentários, clique em curtir, visite a página do Facebook  e compartilhe com seus amigos. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário