sábado, 24 de setembro de 2016

4 recursos do Whatsapp que você deve conhecer e usar

Whatsapp
1-Recursos do Whatsapp
Para aproveitar melhor o aplicativo mais usado no Brasil (93% segundo Ibope), há alguns recursos que vem muito a calhar em diversas situações. Recursos como desativar o aviso de mensagem lida, silenciar contato ou grupo, desativar download automático de imagens e vídeos, economizar dados em chamadas e fazer backup ou cópia de segurança das conversas, podendo recuperar depois em caso de necessidade...



1 - Desative o aviso de mensagem lida

Esse recurso serve de modo especial se você não quiser ou não puder responder uma mensagem assim que terminou de ler. Para quem te enviou, parecerá que você não leu ainda, não teve tempo ou está sem internet. 

Uma forma simples é ativar o Modo Avião e ler as mensagens, ou ler com o WiFi ou rede da operadora desativados, pois sem conexão o aplicativo não vai "avisar" ao remetente que você leu a mensagem. Mas você pode fazer isso sem precisar ficar toda hora se desconectando, seguindo os passos a seguir:

Acesse os três pontos no topo à direita para acessar o menu no app..


Whatsapp
2-Acesso ao menu
Toque na opção Configurações...


Whatsapp
3-Opção Configurações do Whatsapp
Em seguida, escolha a opção Conta, onde você terá acesso às configurações da sua conta no aplicativo...


Whatsapp
4-Opção Conta
Finalmente selecione Privacidade dentre as opções de sua conta, para personalizar sua "intimidade" dentro do app, escolhendo o que ficará exposto ou não...


Whatsapp
5-Opção Privacidade
Note rolando para baixo a opção Confirmações de leitura.

Desmarcando a caixa de seleção em destaque na imagem, quando você ler uma mensagem recebida, não aparecerá para quem te enviou a coloração azul nos "vistos vV"


Whatsapp
6-Confirmação de leitura
Abaixo você vê a observação de que você também não verá a confirmação de leitura de outras pessoas. A desvantagem é essa.

Rolando para cima você vê outra opção que é desativar o recurso Visto por último, caso interesse não mostrar para seus contatos quando foi a última vez que você acessou o aplicativo. Também com a observação de que você também não verá quando seus contatos acessaram pela última vez.


2 - Silencie contatos ou grupos

Outro recurso que você deve conhecer e precisar muitas vezes é silenciar contatos ou grupos. Se algum contato ou grupo seu está atrapalhando, numa hora em que você precisa dar atenção a uma pessoa numa emergência, por exemplo, você pode silenciá-lo, de modo que não irá receber notificações dele durante um tempo.

Para ativar o recurso, abra o contato ou grupo como se fosse enviar mensagem, porém acesse o menu tocando os três pontos no topo à direita...


Whatsapp
7-Acesso ao menu do contato/grupo

A opção Silenciar deverá estar na lista. Caso não esteja, selecione a primeira opção, Ver Contato:


Whatsapp
8-Opção Silenciar
Caso já tenha direto a opção Silenciar direto, aparecerá a seguinte tela com as opções de tempo, onde você pode escolher 8 horas, 1 semana e até 1 ano, além de desmarcar a caixa de seleção para não exibir notificações.


Whatsapp
9-Opções de Silenciar
Se no seu caso tiver de selecionar Ver Contato, aparecerá a tela da imagem abaixo, onde a primeira opção será Silenciar. Quando você tocar no ativador ao lado (círculo verde na imagem), aparecerá as opções de tempo como na imagem acima. Quando quiser desativar, "deixar falar" de novo, basta repetir o procedimento, desativando no círculo que deverá ficar cinza, como na imagem 11:


Whatsapp
10-Opção Ver Contato


Whatsapp
11-Silenciar desativado


3 - Desative o download automático de fotos e vídeos e economize dados em chamadas

Este recurso é essencial para economizar seus dados da rede da operadora do seu smartphone. Sobretudo vídeos "comem" muitos megabytes de seu pacote de dados. Se o download for automático, irá gastar com conteúdo que você nem se interesse. O recurso deve estar desativado por padrão. Porém, no caso de estar ativo, siga esses passos simples para acertar:

Acesse as Configurações do aplicativo pelo menu, que é aberto tocando nos três pontos no topo à direita:


Whatsapp
12-Acesso às configurações
Em seguida selecione Uso de dados entre as opções de Configurações:


Whatsapp
13-Opção Uso de dados
Você verá na tela as opções de usar o download automático quando utilizar rede dados, ou seja, o pacote de dados da sua operadora de celular; quando conectado ao wifi e Em roaming (receber dados por redes de celulares que não pertencem à sua operadora, serviço que é cobrado com taxas extras e que deve estar disponível no seu plano de telefonia). Há também por último uma recurso muito útil, Reduzir uso de dados, que reduz o volume de dados em chamadas pelo aplicativo mediante redução da qualidade de som, o que melhora a compactação de dados.


Whatsapp
14-Uso de dados - opções
Tanto a opção Quando utilizar a rede dados quanto Quando conectado ao wifi e Em roaming apresentam as mesmas caixas de seleção: Fotos, Áudio, Vídeos e Documentos. Desmarque tudo se não quiser que o download destas mídias seja feita automaticamente ao abrir uma conversa. Desta forma, só irá baixar o que você selecionar.


Whatsapp
15-Exemplo das opções de download, usando a rede dados
Para reduzir o uso de dados, a última opção, basta marcar a caixa de seleção, economizando dados em suas ligações.

4 - Faça download automático de suas conversas

Por fim, nada mais útil e em muitos casos esquecido que fazer cópias de segurança. Fazer backup é um procedimento muito tranquilo, já que pode ser programado para ser feito automaticamente pelo aplicativo. Não há a necessidade de criar a rotina de fazer o procedimento periodicamente, correndo o risco de esquecer e vir a perder dados numa fatalidade ou imprevisto.

No Whatsapp você pode programar backups automáticos que são feitos através do Google Drive

Acessando a opção Configurações (recordando a imagem 12 acima), selecione a opção Conversas:


Whatsapp
16-Opção Conversas em Configurações
Você verá na tela seguinte, entre outras opções, Backup de conversas


Whatsapp
17-Opção Backup de conversas
Selecione as diversas opções como de quanto em quanto tempo será feito o backup, se será feito por rede de dados e Wifi ou Wifi (recomendo esta última, opção padrão) e a opção Incluir Vídeos, caso interesse.


Whatsapp
18-Opções de backup
Confira as opções de tempo em que o backup será realizado automaticamente abaixo:


Whatsapp
19-Opção de frequência de backups

Escreva nos comentários, clique em curtir, visite a página do Facebook  e compartilhe com seus amigos. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário