sábado, 13 de agosto de 2016

5 ferramentas para corrigir erros de sistema

Os erros de sistema são comuns ao longo do uso normal de um computador. Acontece mesmo você sendo um usuário "moderado", ou seja, que não força a máquina, não lota de programas sem preocupação com a procedência ou faça alterações delicadas na base da "adivinhação" ou "tentativa e erro". Da mesma forma que nós ou qualquer ser vivo, o desgaste natural, o ambiente ou mudanças provocam diversas "doenças" nos computadores.

Muitas vezes o computador começa a travar ou ficar muito lento e você pensa em formatar para resolver. Porém, muitas vezes basta usar algumas ferramentas do próprio sistema e de terceiros. É semelhante a dar um "remédio" ou "tratamento" para o seu equipamento. Formatar é um procedimento mais delicado, semelhante a um transplante, mais demorado e que leva mais tempo para recuperar. No caso do computador, leva mais tempo pois você terá de reinstalar todos os programas, recuperar arquivos e configurações etc.

A seguir mostrarei 5 ferramentas, 5 "compridos" para seu computador recuperar a "saúde":



1 - Prompt de comando; 



Uma das formas manuais de "remediar" o PC é através do bom e velho Prompt do DOS, sempre presente em todas as versões do Windows. A famosa "tela preta" de comandos para os que começaram no mundo da informática a mais tempo. 

Um comando muito bom para corrigir erros de sistema é o SFC. Este comando serve para fazer a recuperação e correção dos arquivos que compõem o sistema operacional - o Windows. No caso do Windows XP ou anterior, será necessário o CD de instalação para executar o comando.

Existem várias maneiras de abrir o prompt de comando, porém a mais rápida é através do menu Iniciar, digitando CMD no campo de pesquisa (No Windows XP, menu Iniciar e Executar).

Abrindo a Janela do prompt você digita sfc/scannow e pressiona Enter.


Windows
01-Prompt de comando
O processo é um pouco demorado, variando de acordo com a configuração da sua máquina e da gravidade do "quadro". 


Windows XP
2-Comando sfc/scannow no Windows XP
Já no do Windows Vista em diante, é preciso abrir o prompt como Administrador do sistema para o comando funcionar. Ao digitar no campo de pesquisa do menu Iniciar, com o botão direito do mouse, clique no ícone do resultado da pesquisa e escolha a opção Executar como administrador, conforme imagem:


Windows 7
3-Prompt como administrador no Windows 7
Lembrando que do Vista em diante não é preciso o Disco de instalação. Basta digitar sfc/scannow, pressionar Enter.


Windows 7
4-Prompt - comando sfc/scannow


2 - Scandisk; 


O scandisk é uma ferramenta que acompanha o Windows de longa data. Antes do Windows aliás, pois começou na versão 6.2 do MS-DOS. Serve para detectar e corrigir erros lógicos do disco rígido ou HD (erros de sistema), além de unidades removíveis como pen-drives e os "falecidos" disquetes, além de pesquisar setores danificados na superfície do disco (erros físicos).

A maneira mais rápida de executar a ferramente é abrindo o Windows Explorer, usando o atalho Windows + E (tecla com o logo do Windows entre Ctrl e Alt). Localize a unidade de disco do sistema operacional, normalmente Disco Local C: e clique nela com o botão direito do mouse, selecionando em seguida com o botão esquerdo a última opção, Propriedades.


Windows 7
5-Propriedades do Disco Local C:
Abrirá a janela das propriedades da unidade de disco, onde você deve selecionar a aba Ferramentas, onde a primeira opção é Verificação de erros, o mesmo que scandisk. Selecione Verificar agora para executar, abrindo mais uma janela com duas opções: Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente e Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los. A primeira opção fica marcada por padrão e é a que corrige erros lógicos. Geralmente quando o computador é desligado incorretamente ou por falta de energia, o scandisk é executado automaticamente nesta primeira opção. Já a segunda faz a correção física e é muito demorada, além de ser útil raramente, quando o HD apresenta problemas de Bad Blocks, que são clusters defeituosos. O que ocorre na prática é que quando chega neste ponto o disco rídigo está prestes a "morrer" e não há outra solução senão copiar o quanto antes os arquivos e comprar um novo. O ideal é criar o hábito de fazer cópias do arquivos para prevenir surpresas desagradáveis. Confira neste link as diversas formas de fazer backup.


Windows 7
6-Janela de ferramentas

No caso desta postagem o objetivo é corrigir erros de sistema. Portanto, usar apenas a primeira opção. Ao clicar em Iniciar, uma janela de confirmação aparecerá com a pergunta se você deseja verificar erros na próxima vez que iniciar o Windows, pois não pode verificar o disco enquanto ele está em uso. Isso é normal. Clique em Agendar verificação de disco e quando reiniciar a máquina ele irá executar o scandisk.


Windows 7
7-Confirmação do scandisk

3 - Restauração do sistema; 


Este recurso é útil quando o seu computador está muito lento e travando muito, após alguma mudança como um novo programa instalado. Você pode restaurar o sistema no estado em que estava antes da alteração. É importante verificar se a ferramenta já está ativada, antes de ocorrer algum problema, pois em muitos casos não está. Para ver se está ativada, pressione a tecla do Windows + E para abrir o Windows Explorer, localize o ícone do Computador e, com o botão direito do mouse clique no ícone e selecione Propriedades:


Windows 7
8-Propriedades do computador
Na janela que abrirá, selecione à esquerda a opção Proteção do sistema. Veja no meio da Janela de Propriedades do Sistema a unidade de Disco Local do Windows (normalmente C:). Selecione e clique no botão abaixo, Configurar:


Windows 7
9-Proteção do sistema
Marque a primeira opção de acordo com destaque na próxima imagem e confirme no botão OK. Agora o sistema automaticamente criará pontos de restauração até o espaço do disco que a Restauração do Sistema reserva ser preenchido, como aparece na imagem abaixo - Uso do Espaço em Disco.


Windows 7
10-Ativando a restauração
Para acessar quando precisar restaurar um ponto anterior, no Windows 7 o meio mais rápido é o menu Iniciar, digitando restaura no campo de Pesquisa, listando os resultados. Selecione a opção que aparecerá entre os primeiros, Restauração do Sistema:


Windows 7
11-Pesquisar ferramenta restauração de sistema
Abrirá a janela de Restauração do Sistema. Basta avançar para abrir a lista de pontos de restauração:


Windows 7
12-Restauração - restaurar
A lista terá os pontos de restauração salvos com as datas respectivas e programas que criaram antes da instalação. Escolha um ponto do dia anterior ou do último programa instalado, depois do qual o sistema começou a falhar e clique em Avançar.


Windows 7
13-Pontos de restauração
Confirme em Concluir e aguarde o processo, depois do qual reiniciará o sistema e mostrará o resultado.

Windows 7
14-Confirmar ponto de restauração

Acompanhe nesta vídeo-aula acima como fazer a restauração do sistema no Windows 7.


Já para quem usa o bom e velho Windows XP, acesse a restauração de sistema pelo caminho menu Iniciar - Programas - Acessórios - Ferramentas de Sistema - Restauração do sistema.


Windows XP
15-Acesso à restauração do sistema no Windows XP
A janela de Restauração do sistema apresenta duas opções básicas - Restaurar o computador mais cedo e Criar um ponto de restauração. Deixe a primeira marcada e clique em Avançar.


Windows XP
16-Restauração do sistema
Escolha no calendário na próxima janela o ponto de restauração.


Windows XP
17-Selecionar ponto de restauração
Atente nas linhas em vermelho na próxima janela e prossiga no botão Avançar.


Windows XP
18-Confirmar seleção de ponto de restauração


4 - Combofix;


Combofix é um ótimo software livre (freeware) que faz uma varredura no computador em busca de "programas espiões" ou spywares e programas maliciosos ou malwares, eliminando os "penetras". É um "medicamento pesado" que leva um bom tempo para processar, dependendo da configuração. Pode ser baixado neste link. Após baixar o arquivo, basta executar. O programa executa automaticamente sem fazer instalação. Clique em Eu Concordo para aceitar os termos de uso:


Combofix
19-Termos de uso do Combofix
Se o anti-vírus do seu computador estiver rodando, aparecerá um aviso para desativar antes de continuar. Você precisa então identificar qual o anti-vírus, ao lado do relógio na barra de tarefas, clicando no ícone com o botão direito do mouse e buscando a opção de desativar / desabilitar.


Combofix
20-Aviso de anti-vírus rodando
Após desabilitar clique em OK para fechar o aviso e continuar.

Combofix
21-Execução do Combofix
Agora é só aguardar. Dá tempo de tomar um café, fazer um lanche...


Combofix
22-Tela de execução do Combofix

5 - Advanced System Care;


O Advanced System Care já adiou a formatação do meu sistema várias vezes. Um programa bastante completo, mesmo na sua versão free, removendo arquivos inúteis, corrigindo erros de registro, removendo spywares... Baixe o arquivo de instalação neste link. A instalação é bem rápida. Só é preciso atenção na pergunta ao final, como na imagem abaixo, onde você pode, se desejar, cadastrar seu e-mail para receber ofertas da empresa ou Desistir dos meus privilégios - como indicado pela seta:


Advanced SystemCare
23-Conclusão da instalação - Advanced SystemCare
A interface do programa é bem simples. Fica bem destacado ao centro o botão Examinar e por padrão todas as opções de Limpar e Otimizar.


Advanced SystemCare
24-Tela inicial do Advanced
A aba Acelerar tem recursos para otimizar o desempenho do computador, como Modo Turbo, Acelerar inicialização, Otimização Profunda e Limpeza de Apps/Barra de ferramentas; a aba Proteção é voltada para a navegação na internet; a Caixa de Ferramentas possui algumas funções extras que se você quiser usar, serão baixadas e adicionadas ao programa, como Médico do Disco e Desfragmentar Registro; a Central de Ações fornece Segurança & Desempenho com proteção contra spywares, Atualizador de Drivers, Otimização de Disco e até Otimizador de Jogos. Também tem o Atualizador de Programas, recurso que não vem ao caso quando se quer recuperar o sistema, além de que os programas possuem uma função de verificar atualização ativada por padrão.

Estas ferramentas recuperam a "saúde" em boa parte dos casos. Só não posso prometer eficácia 100% pois vai depender muito do "quadro" do "paciente". Há casos que só o transplante mesmo (formatação). Quando é este o caso você não consegue se quer dar as "medicações". O computador reage como um paciente rebelde que não aceita tratamento, ou seja, o sistema está tão mal que não basta usar ferramentas. 

Escreva nos comentários, clique em curtir, visite a página do Facebook  e compartilhe com seus amigos. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário