27 de jul. de 2023

Precisa acertar data e hora toda vez que liga seu PC?

Se você precisa acertar data e hora toda vez que liga seu PC, descubra como é fácil resolver a seguir.



A solução é extremamente simples: uma simples substituição de bateria, que fica na placa maior no gabinete (popular CPU), chamada Placa mãe

É uma bateria do tamanho de uma moeda de 50 centavos, aproximadamente, que pode ser adquirida não só em lojas de informática e eletrônicos, como até mesmo em drogarias é possível encontrar, com preços em média entre 3 e 5 reais, modelo CR 2032. Existem no mercado de várias marcas.

Veja também: 
Até onde o medo pode levar uma pessoa?


precisa-acertar-data-e-hora-toda-vez
1 - Bateria CR 2032;

Adquiria a bateria clicando aqui.


Abrindo o gabinete


Com exceção de gabinete muito antigos, a abertura para fazer a troca pode ser feita apenas de um lado, de preferência com chave philips. Neste caso, a tampa do gabinete a ser removida é a do lado contrário onde a placa mãe está fixada, o que significa o lado contrário de onde estão as conexões do painel traseiro do gabinete, conforme a foto abaixo:


precisa-acertar-data-e-hora-toda-vez
 2 - Destaque do lado do gabinete a ser aberto;


A localização da bateria varia nas diversas placas-mãe, porém é fácil de identificar. Observe na imagem abaixo. Em alguns casos pode ser necessário retirar algum fio ou placa de expansão, desimpedindo o caminho para fazer a troca.


precisa-acertar-data-e-hora-toda-vez
3 - Bateria na placa "mãe";

Removendo a bateria:


Para retirar a bateria gasta, é preciso abrir levemente para fora a presilha de metal, destacada abaixo, podendo usar a chave philips ou de fenda. A bateria sairá impulsionada pelo contato abaixo da mesma, após abrir.

precisa-acertar-data-e-hora-toda-vez
4 - Detalhe da presilha;

Para fixar a nova, o encaixe deve ser feito primeiro do lado da presilha (sentido contrário ao da seta da foto 4). Pressionando para encaixar.

Após a troca e ajustada a data/hora, somente depois de longa data, seu computador voltará a atrasar, pois com por cerca de 10 anos, que é o tempo de vida útil média desta bateria.


Dica de ajuste - enquanto você não faz a troca


Enquanto você não puder trocar, existe uma maneira muito simples de ajustar o relógio, que é atualizando pela rede (internet).


Windows 7 ou anterior


Quem tem esse problema no computador geralmente usa um sistema operacional antigo. Windows 7 para trás (lembrando que o Windows 7 encerrou o suporte da Microsoft desde 14 de janeiro de 2020).

Caminho para atualizar relógio automaticamente


Com o botão direito no relógio, na barra de tarefas, selecione Ajustar data/hora:


Windows 7 configuração data/hora

Mude para a aba Horário na Internet e clique em Alterar configurações:



Clique para marcar a caixa de seleção Sincronizar com um servidor de horário na internet (se não estiver selecionada) e clique em Atualizar agora.



Desta forma você ajusta o horário do relógio direto da rede


Fim do horário de verão


Lembre-se também do fim do horário de verão. 

No Windows 7 o ajuste automático fica marcado por padrão. Pela aba Data e Hora da janela de configuração, clique em Alterar fuso horário:

Configuração data/hora Windows 7

Desmarque a caixa Ajustar automaticamente o relógio para o Horário de Verão:


Windows 10



No windows 10 o ajuste é bem mais simples, se for o seu caso.


Configuração Data e Hora Windows 10

Da mesma forma que no 7, botão direito no relógio e Ajustar data/hora. Na janela que abrirá, deverá estar já por padrão para ajustar a hora automaticamente:



Aproveite para ver também se o horário de verão está no automático:


Configuração Data/hora Windows 10

Adquira a sua bateria clicando na imagem abaixo: