22 de jan. de 2019

Como fazer para economizar a bateria do celular

Como fazer para economizar a bateria do celular? Dependendo da sua situação, você pode fazer com que a carga dure muito mais, com poucos ajustes. Confira:


como-fazer-para-economizar-bateria-do
1-Bateria com pouca carga
Você pode fazer como que a bateria do seu aparelho tenha mais "tempo de vida". Com algumas medidas simples, evite a surpresa desagradável de estar sem carga na bateria quando você mais precisa.



Diminua o brilho da tela


como-fazer-para-economizar-bateria-do
2-Exemplo de ajuste de brilho
A tela do celular é o que mais consome energia. 70% do consumo. 

A dica então é diminuir o máximo o brilho da tela. 

Tá certo que ao ar livre você precisa aumentar o brilho para poder enxergar alguma coisa. Procure adquirir o hábito de diminuir o brilho quando mudar de ambiente, para dar "vida" mais longa à sua bateria.

A imagem acima é de um Moto G, um aparelho onde é fácil o acesso ao recurso de brilho da tela. Porém dependendo do modelo do seu celular, pode ser que o recurso esteja "escondido". 

Aplicativos como o Screen Filter ajudam. Como ele você ajusta direto da tela principal do aparelho por um atalho. Indico esse link para saber mais.


Outra coisa é o ajuste automático de brilho. que é um recurso interessante porém é "tapa aqui descobre ali", pois o sensor gasta muita energia. Se o seu aparelho tiver este recurso, o melhor é deixá-lo desativado.


Desative o "net aéreo", o "dente azul" e o "sentinela"


O título é uma brincadeira com a tradução de WiFi e Bluetooth, mais as Notificações. Além disso, a vibração é outra função "devoradora" de energia.

Neste caso o "hábito faz o monge". Crie o hábito de desativar o Wifi Bluetooth sempre que não estiver usando. Assim você aumenta a vida útil da bateria também, porque vai precisar recarregar menas vezes. Gasta menos ciclos de recarga que "envelhecem" mais rápido a peça.  


como-fazer-para-economizar-bateria-do
3-Controle da Vibração do smartphone
Evite usar a vibração, na medida do possível. Vai da necessidade de cada um.

Veja se o mais importante para você é ter carga na bateria mais tempo ou simplesmente estar com o celular sempre à postos, mesmo em reuniões, usando a vibração.

como-fazer-para-economizar-bateria-do
4-Controlar Notificações
O "sentinela" chamado Notificações pode te deixar sempre por dentro de novas mensagens, publicações em redes sociais e atualizações em geral. Porém, como qualquer recurso disponível no aparelho, há um custo ou um gasto extra de energia. 

Você teria necessidade de estar sempre atualizado de novas interações, mensagens, e-mails?

como-fazer-para-economizar-bateria-do
5-Notificação de apps


  • Encontre nas configurações do seu aparelho a opção Som e notificações ou similar, localize a Notificação de apps
  • Há também a opção de avisar ou não de atualizações quando o aparelho estiver bloqueado. Neste caso desativará sempre que bloqueado. É uma alternativa, dependendo do tempo que você deixa seu aparelho bloqueado. 
  • Veja também o tempo sem uso para apagar a tela. O ideal é menos de um minuto.



Limite o número de aplicativos simultâneos


Aplicativos rodando em segundo plano, como em "stand by", são "comedores" vorazes de bateria.


como-fazer-para-economizar-bateria-do
6-Fechar todos os aplicativos
O aplicativo gratuito Fecha todos aplicativos é uma ótima opção para fechar rapidamente os apps em uso, além de liberar memória. É um programa simples e objetivo, grátis e sem propagandas. A dica é colocá-lo como widget para que num toque ele feche e libere memória.


como-fazer-para-economizar-bateria-do
7-Interface do Fecha todos aplicativos
Como você pode conferir na interface do aplicativo, não há "enrolação". É abrir e tocar em "FECHA TODOS APLICATIVOS GRÁTIS". Mas colocando como widget você "economiza" um toque. 

Pode deixar na tela principal do seu aparelho e num toque fechar os aplicativos em segundo plano "comedores" de bateria, liberando também memória, "aliviando" a barra do celular.


como-fazer-para-economizar-bateria-do
8-Acesso aos widgets
O acesso aos widgets do seu aparelho pode ser feito apenas tocando e segurando direto na tela até aparecer a opção, como na imagem acima, ou acessando o menu do aparelho, configurações e aplicativos

Aparecerá a lista de aplicativos de seu aparelho, onde você deve deslizar até encontrar o app Fecha...:


como-fazer-para-economizar-bateria-do
9-Widget fecha todos aplicativos
Toque e pressione o ícone do aplicativo até aparecer a tela principal do seu aparelho, onde você poderá escolher onde irá deixar o widget. Ao terminar, você poderá num toque apenas executar o app sem precisar abri-lo.


Carregue a bateria quando receber o aviso no aparelho e recarregue até 100%


como-fazer-para-economizar-bateria-do
10-Aviso de bateria fraca
Como já diz o nome: smartphone, ou seja, "telefone inteligente". Se você procurar nos motores de busca da web, encontrará várias matérias sobre "mitos" de baterias de celulares:Um deles é o de que é preciso deixar a bateria acabar completamente para poder recarregar, evitando assim "viciar", evitar o "efeito memória". Isso acontecia nas baterias usadas em celulares mais antigos, além das pilhas recarregáveis muito usadas nas câmeras digitais (lembra delas?). 

Outro "mito" é de que a bateria é prejudicada se após carregar 100% continuar conectado o celular no carregador. 

  • Um deles é o de que é preciso deixar a bateria acabar completamente para poder recarregar, evitando assim "viciar", evitar o "efeito memória". Isso acontecia nas baterias usadas em celulares mais antigos, além das pilhas recarregáveis muito usadas nas câmeras digitais (lembra delas?)
  • Outro "mito" é de que a bateria é prejudicada se após carregar 100% continuar conectado o celular no carregador. 

Um celular inteligente "sabe" quando sua carga atingiu o máximo e automaticamente pára de carregar e passa a alimentar normalmente o dispositivo. Você nota que a fonte do carregador esfria. 

Quando se trata de smartphones, a bateria é inteligente também. Não há efeito memória e problema de viciar. Por outro lado, não é recomendado deixar a bateria descarregar por completo

  • Aparecendo o aviso de bateria fraca, conecte o quanto antes possível. E se acabar a carga completamente, evite deixar muito tempo sem conectar o carregador para evitar inutilizar a bateria.
  • Por fim, é importante deixar carregando até completar sempre que possível. Quando você tira o carregador "gasta" um ciclo de recarga, o que quer dizer menos um ano de vida do componente.



Cuidado com altas temperaturas


como-fazer-para-economizar-bateria-do
11-Ilustração de celular "suando"
Esse é outro fator que diminui a autonomia da bateria

Aparelho eletrônico nenhum "é chegado" à uma temperatura muito alta.

Celulares inteligentes são computadores portáteis e, como o computador clássico, não aguenta muito calor, que pode danificar ou queimar componentes, além de diminuir a vida útil. 

Mas além do ambiente, o próprio aparelho aquece muito quando ligado no wifi, bluetooth ou rede de dados; durante o carregamento da bateria; enfim, quando em processamento intenso. 

Então novamente, com o hábito de desativar o que não está usando você aproveitara melhor e por mais tempo seu aparelho.


Deixe seu comentário - dúvidas, sugestões, críticas... e compartilhe...




Imagens capturadas de um Moto G 3ª geração e um LG L40 D175