sábado, 10 de setembro de 2016

Grave e Edite Sons no Audacity

Audacity
1-Tela do Audacity

Audacity é um programa de edição de som livre, de código aberto e multi-plataforma, para gravar e editar múltiplas faixas de áudio.

O programa foi desenvolvido por Dominic Mazzoni e Roger Dannenberg no final de 1999 na Universidade de Carnegie Mellon. Lançaram o programa como código aberto no site SourceForge.net em maio de 2000.

Através deste programa você pode gravar som ao vivo de microfone ou mixer, digitalizar gravações de outras mídias, até capturar áudio streaming em qualquer versão recente para Windows. Dá para importar e exportar arquivos de som, editar e combinar com outros arquivos ou novas gravações, nos formatos de arquivos de áudio mais comuns.

O Audacity pode ser baixado neste link, onde você deve fazer o download de acordo com seu sistema operacional.

Há duas opções: baixar o instalador ou o programa zipado (comprimido no formato .zip, necessitando de um programa como Winzip ou 7-zip para extrair os arquivos). A primeira opção instala no sistema o programa com arquivo de ajuda, enquanto a segunda basta extrair o arquivo zip e abrir o programa. Você terá de criar manualmente um atalho na área de trabalho neste caso.


Audacity
2-Opções de download

Configurando o programa


Recomendo instalar um pacote de codecs, que são plug-ins para trabalhar com vários formatos de áudio. Uma boa opção é o K-lite codec pack, que pode ser baixado neste link.

Como o formato mais popular é o MP3, você precisa instalar um encoder específico, simples de instalar, necessário para exportar arquivos no formato MP3. Você precisará baixar e instalar o Lame encoder. Baixe o Lame neste link. É um pequeno arquivo de pouco mais de 500 KB. A instalação é basicamente selecionar Next, Next, Finish. Após terminar a instalação já estará pronto. Caso não funcione, siga o passo a passo a seguir: 

Indique a pasta no computador onde está Lame através do Audacity, acessando o menu Editar - opção Preferências.


Audacity
3-Preferências do Audacity
Na janela de preferências do programa, selecione Bibliotecas na lista à esquerda e em seguida clique no botão Localizar - Biblioteca MP3.


Audacity
4-Preferências-Bibliotecas
Abrirá uma janela onde você deve indicar o caminho do arquivo da biblioteca Lame no seu computador. Clique em Localizar para abrir a janela de navegação dos arquivos do seu computador (explorer). O arquivo do Lame fica dentro da pasta Arquivos de Programas, no Disco Local(C:):


5-Localizar pasta do Lame
Basta selecionar o arquivo lame_enc.dll e Abrir. Agora você poderá trabalhar com arquivos MP3.


Audacity
6-Arquivo dll do Lame

Gravando no Audacity


Gravar no Audacity é simples. Precisa apenas de algumas verificações nas configurações de som do seu sistema. Você pode alterar as configurações de som através do programa próprio da placa de som do seu PC. Porém, também é possível através do ícone ao lado do relógio na barra de tarefas. Como há diversas marcas e modelos de placas de som, mostrarei como configurar desta segunda forma, para fazer suas gravações.


Audacity
7-Configurações de som do sistema
Selecione o ícone do auto-falante ao lado do relógio com o botão direito do mouse e escolha Dispositivos de gravação. Note que você pode escolher um dispositivo padrão, como na imagem acima é o microfone, embora os outros também estejam ativos. A dica quando for gravar de transmissões ao vivo da internet é desabilitar o microfone, para evitar que grave sua voz ou sons do ambiente misturado.


Configurações de som
8-Mixagem estéreo
Se você usa o Windows Vista ou superior, a opção de gravação Mixagem estéreo deverá estar desabilitada por padrão. Esta opção serve para gravar qualquer som transmitido direto pelo próprio computador, como transmissões ao vivo via internet: aulas, canais de televisão on-line etc. Como na imagem acima, com o botão direito do mouse em qualquer opção você vê a opção Mostrar Dispositivos Desabilitados. Habilite então a opção para poder gravar com o Audacity.


Windows 7
9-Habilitar Mixagem estéreo
Você pode testar rodando um vídeo do Youtube, gravando no Audacity ao mesmo tempo:


Audacity
10-Gravando som transmitido do próprio PC
Se quiser fazer gravação de voz pelo seu microfone, basta conferir se o mesmo está habilitado:


Windows 7
11-Propriedades do microfone
Se o seu microfone estiver conectado na entrada frontal, verifique a opção microfone frontal ou front mic:


Windows 7
12-Microfone frontal
Importante também é verificar o volume de gravação no programa. Veja na imagem abaixo:


Audacity
13-Volume de gravação
Se a gravação estiver com distorção, ajuste o volume e teste até achar o melhor ajuste.


Edição

Após fazer a gravação, é interessante fazer alguns ajustes básicos como cortar excessos e normalizar.


Audacity
14-Selecionando trechos da gravação
Como você pode observar na imagem acima, os trechos mudos principalmente no início e final da gravação podem ser selecionados, clicando e arrastando o mouse nas partes em linha reta, podendo ser da esquerda para direita ou vice-versa. Para ver todo o gráfico da gravação - pois ao terminar a gravação mostra apenas o pedaço final - pressione o atalho no teclado Ctrl + F. Para selecionar. Você pode dar zoom num trecho selecionado pressionando Ctrl + E. O atalho Ctrl + A seleciona tudo. 

É interessante usar o recurso Normalizar, para que o volume do som da gravação não fique baixo no resultado final. Selecione tudo com o Ctrl + A e vá no menu Efeitos  - opção Normalizar...


Audacity
15-Opção Normalizar
Confirme clicando em OK na janela que surgirá, deixando as opções avançadas sem alterar (o processo de normalização pode demorar um tempo dependendo do tamanho da gravação e do poder de processamento da sua máquina)


Audacity
16-Opções de Normalização
Note o aumento nas ondas de som após aplicar o recurso:


Audacity
17-Gravação normalizada
Para Salvar, vá no menu Arquivo (ou Ficheiro como na tradução da imagem) e em Exportar Audio ou Exportar Audio Selecionado (a segunda serve para salvar só um trecho da gravação selecionado).


Audacity
18-Exportar Audio (Salvar)
Abrirá a janela de navegação dos arquivos do seu computador. Nomeie e escolha onde quer salvar o arquivo. A opção MP3 deverá estar selecionada como padrão..


Audacity
19-Editar informações da faixa MP3
Você pode editar as informações do arquivo MP3 para melhor identificá-lo, com nome do artista, faixa, álbum, ano etc. Não é obrigatório mas ajuda a organizar e facilita mais tarde a achar sua gravação, inclusive se você quiser passar para o celular smatphone ou tablet posteriormente. Novamente, dependendo do tamanho do arquivo leva um tempo maior ou menor de processamento.


Normalizando e removendo ruídos

Acompanhe nesta vídeo-aula como fazer para normalizar seu arquivo de som, ou seja, ajustar o volume e como remover ruídos.




Escreva nos comentários, clique em curtir, visite a página do Facebook  e compartilhe com seus amigos. Até a próxima!

Informações sobre o Audacity traduzidas do site http://www.audacityteam.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário