sábado, 3 de setembro de 2016

3 maneiras de personalizar fotos com o Gimp

Logo Gimp
1-Logo do Gimp

Hoje existem diversas opções de ferramentas muito boas e livres para trabalhar com imagens. O Gimp é uma boa alternativa ao famoso Photoshop, possuindo a vantagem de ser software livre, ao contrário do consagrado editor de imagem da Adobe. O Gimp tem uma interface bem simples, porém com uma grande variedade de recursos, atendendo tanto usuários básicos como avançados ou profissionais.



UM POUCO DA HISTÓRIA DO SOFTWARE



O programa faz parte desta grande família de programas desenvolvidos e mantidos  por diversas pessoas ao redor do globo, colaborando nas atualizações, correções, traduções e documentações. Como programa aberto, todos que se interessarem podem participar da comunidade de desenvolvedores. O programa possui uma revista especializada para usuários, a Gimp Magazine, orientando com tutoriais, matérias, entrevistas... Porém, a revista só está disponível em inglês. Há porém uma alternativa em português, a Gimp Zine, revista digital criada por Anderson Prado, que teve 9 publicações.

Como em muitas histórias de projetos hoje famosos e gigantescos, o Gimp começou como um projeto universitário, em 1995, por Spencer Kimball e Peter Mattis. 

O Gimp pode ser baixado neste link.

Pretendo nesta publicação mostrar 3 funções simples do programa para melhorar e personalizar fotos. Chamo a atenção que os programas de edição de imagem são similares em muitas funções, de modo que aprendendo um você consegue se virar bem em outros, como o próprio Photoshop.


Confira também o vídeo no Youtube:






1-Como melhorar a claridade e nitidez


Sua foto ficou muito escura? Muito clara? Sem nitidez? 

Você pode usar ferramentas de edição em algumas redes sociais que melhoram sua foto, porém sem o controle de um programa dedicado, onde é possível ajustes mais finos e personalizados.

No Gimp você pode clarear ou escurecer, deixar a foto mais nítida, entre outras melhorias. Escolha a foto que deseja editar no seu computador e arraste para a tela do programa ou pelo menu Arquivo - Abrir, navegue até o local onde estão os arquivos de fotos (normalmente na pasta Imagens ou Downloads).


Gimp
2-Abrindo imagem no Gimp
Como exemplo tenho uma foto com pouca claridade. A iluminação muitas vezes não ajuda na hora da foto...


Gimp
3-Exemplo de foto escura
No menu Ferramentas há a opção Ferramentas de cor e esta por sua vez abre mais opções à direita, entre elas, Brilho e contraste... Duas opções simples, como em televisores, monitores, tablets e smartphones.  


Gimp
4-Opção Brilho e contraste...
Você pode ajustar deslizando a barra para esquerda ou direita, visualizando o efeito em tempo real na foto ao fundo. Quando estiver satisfeito clique em OK. O arquivo da imagem não estará salvo ainda e você pode desfazer a alteração com o atalho de teclado Ctrl + Z.


Gimp
5-Ajustando brilho e contraste
Para salvar o arquivo de imagem há duas opções, que não são Salvar nem Salvar como, pois estas apenas salvam as alterações feitas no programa, sem atualizar o arquivo. Para salvar o arquivo, a opção é Sobrescrever - o equivalente a Salvar ou Exportar como = Salvar como. Quer dizer: Sobrescrever salva a alteração no mesmo arquivo enquanto Exportar como permite salvar num novo arquivo a imagem alterada.


Gimp
6-Salvando o arquivo de imagem
Enfim, para melhorar a nitidez a opção não tem este nome. Para melhorar sua foto acesse o menu Filtro, opção Realçar e Máscara de desaguçar


Gimp
7-Opção que ajusta a nitidez
A janela da máscara de desaguçar possui três opções: Raio, Quantidade e Limiar, ajustáveis nas barras. Recomendo experimentar o valor padrão, sem alterar, pois observando a pré-visualização você verá uma distorção na foto se alterar muito estas opções. Mas vale a tentativa e erro, lembrando o bom e velho Ctrl + Z caso não fique satisfeito com a alteração. Vai depender do estado da foto e de um pouco de paciência.


Gimp
8-Ajuste da Máscara de desaguçar

2-Como reunir várias fotos numa só


Você pode reunir várias imagens num só arquivo, criando um álbum de fotos. O primeiro passo é criar uma nova imagem pelo menu Arquivo - Nova, ou pelo atalho de teclado Ctrl + N:


Gimp
9-Criando nova imagem
Uma janela com diversas opções abrirá, entre elas as dimensões da imagem, imagem essa que nada mais é que o fundo onde você colocará suas fotos. Recomendo selecionar em Modelo o tamanho 1600 x 1200 ou superior, pois menor do que isso você de reduzir muito suas fotos depois para caber. 


Gimp
10-Tamanho da nova imagem

Você pode escolher a cor em Preencher com - as cores são relacionadas com a janela lateral esquerda do Gimp, a Caixa de ferramentas (fig. 10 abaixo, onde o quadro vermelho é a cor de frente e o branco abaixo é a de fundo). 


Gimp
10-Opções para nova imagem
Clique no retângulo da Caixa de ferramentas como indicado na figura abaixo para alterar para a cor de sua preferência:


Gimp
11-Opções de cores
Depois que tiver criado a imagem de fundo, abra as fotos que deseja reunir acessando Arquivo - Abrir como camadas:


Gimp
12-Abrir como camadas
Navegue no seu computador até a pasta onde estão suas fotos. Você pode escolher várias de uma vez. A pasta padrão do Windows é Imagens, porém no Gimp parece à esquerda da janela como Pictures (destaque abaixo). Se estiver na área de trabalho, selecione Desktop. Documents é sua pasta Documentos. Se for uma foto aberta recentemente, ela deverá aparecer selecionando Usado recente...


Gimp
13-Opções para abrir imagem
Quando você tiver escolhido e aberto a imagem ela ficará sobre a "imagem de fundo" criada anteriormente. Pode ser que a imagem apareça grande demais, dependendo da resolução, ocupando todo o espaço. Neste caso você pode reduzir o tamanho, pelo menu Camada - Redimensionar camada. Também pode repetir o processo anterior de abrir nova imagem para servir de fundo, escolhendo um tamanho maior. 


Gimp
14-Redimensionar camada
Você tem as opções de alterar Largura e Altura e unidade de medida - pixels, percentagem, polegadas, milímetros. Altere se desejar ou deixe o padrão e altere apenas o valor da Largura e pressione a tecla Tab no teclado. Note que a Altura altera automaticamente, mantendo a proporção. Aqui é preciso um pouco de cálculo, pois o tamanho da camada deve naturalmente ser inferior ao da imagem de fundo. Na figura abaixo cabe pois está com 610 x 331, enquanto a imagem de fundo com 1600 x 1200. Dependendo da quantidade de fotos que você quiser colocar no "álbum", precisará calcular o tamanho de cada foto para caber, lembrando que você pode aumentar a imagem de fundo. O mais simples é escolher uma imagem de fundo o maior possível. As fotos ficarão pequenas, porém você pode aplicar o zoom com a tecla com o sinal de + no teclado, cortando o excesso depois com a Ferramente de Corte que demonstrarei a mais á frente.


Gimp
15-Opções - redimensionar camada

Tamanho da foto ajustada. Agora falta apenas escolher onde ela ficará posicionada, usando a Ferramenta de Movimento como indicado abaixo:


Gimp
16-Imagem aberta como camada
Basta clicar e arrastar, posicionando onde deseja cada uma das fotos.


Gimp
17-Arrastando fotos
Combine então à vontade suas fotos no espaço e, sobrando espaço de fundo após arrumar as fotos, escolha na janela de Caixa de ferramentas a Ferramenta de Corte e selecione a área desejada para o arquivo final.


Gimp
18-Ferramenta de corte
Selecione a área de corte com o cursor do mouse e, após delimitar, clique no quadro da diagonal para fazer o corte, como indicado abaixo:


Gimp
19-Cortando imagem
Lembrando que para salvar o arquivo com suas fotos você seleciona o menu Arquivo - Exportar como.

3-Como escrever textos sobre uma foto


Mandar mensagens com imagem ou imagens ao fundo é bem simples neste programa. O principal cuidado é na escolha da cor do texto, que deve ter um bom contraste com a imagem de fundo. 

Com a imagem aberta no Gimp, selecione a Ferramenta de texto na Caixa de ferramentas e escolha na imagem onde deseja colocar o texto. Você pode apenas clicar num ponto e começar a escrever, se for uma palavra ou uma frase curta de apenas algumas linhas, pois desta forma não há quebra de linha. Caso seja um texto longo, clique e arraste delimitando a área onde o texto será escrito..


Gimp
20-Ferramenta de texto
Quando você delimita a área o texto será ajustado automaticamente. Acima da área selecionada uma pequena janela permite mudar fonte, tamanho, ajustar negrito, sublinhado, itálico, mudar cor... 


Gimp
21-Seleção da área do texto
Note que também na janela da Caixa de ferramentas você pode também alterar fonte, tamanho e há uma caixa de seleção Usar editor que marcada abre uma janela onde você pode também escrever o texto com as ferramentas de formatação acima:


Gimp
22-Opção Usar editor
Para alterar a fonte, selecione o campo (a fonte Sáns está como padrão) e digite uma letra de acordo com a fonte desejada, por exemplo A para Arial, T para Times New Roman etc.


Gimp
22-Selecionando Fonte
Lembrando que de acordo com a foto, clara ou escura, você deverá escolher uma que dê um bom contraste. Pode também clarear ou escurecer a imagem usando a ferramenta de brilho e contraste indicada no início. Vai da criatividade. Há efeitos de imagem que você pode explorar no programa, como preto e branco, efeito de pintura etc. Quanto mais curioso melhor para explorar as inúmeras opções de edição do Gimp.


Gimp
23-Digitação do texto sobre a imagem
Da mesma forma que as imagens abertas como camadas, como na dica 2, você pode usar a Ferramenta de movimento para arrastar o texto de acordo com sua preferência. Lembre sempre de salvar o arquivo em Exportar como quando estiver pronto.

Escreva nos comentários, clique em curtir, visite a página do Facebook  e compartilhe com seus amigos. Até a próxima!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger