sábado, 7 de maio de 2016

Como deixar o Windows mais rápido

Nesta postagem indico passo-a-passo formas de melhorar o desempenho do sistema Windows, uma forma manual, que dispensa a necessidade de instalar programas e utilizando alguns bons programas em suas versões gratuitas. Os procedimentos manuais não dispensam por completo um programa dedicado, no entanto servem principalmente quando o tempo é escasso, tendo em vista que os programas dedicados demoram a processar.


"PISANDO" NO ACELERADOR...


O primeiro passo é configurar o sistema para ter um melhor desempenho. Por padrão o Windows fica configurado para ajustar o desempenho automaticamente. Neste caso, muitos efeitos visuais que demandam processamento pesam, exigindo muita memória, além da placa de vídeo e do processador. Para alterar, pressione o botão direito do mouse no ícone Meu Computador - Propriedades (no ícone na área de trabalho ou, se não tiver o ícone, abra o Windows Explorer - fig. 2).


Windows 7
1-Opção Propriedades - Computador



2-Abrir Propriedades do computador no Windows Explorer

Na janela que abrirá, selecione como demonstrado abaixo em Configurações de Desempenho (clique nas figuras para ampliar e ter uma melhor visualização):


windows 7
3-Configurações de Desempenho

Na aba Avançado, selecione o primeiro botão Configurações - de desempenho:


Windows 7
4-Configurações de Desempenho

Aba Efeitos Visuais. Selecionar opção Ajustar para obter o melhor desempenho:


Windows 7
5-Ajustar para obter melhor desempenho

Com esta alteração o sistema fica mais "leve", sem os efeitos visuais que demandam processamento e memória.

Além dos efeitos visuais que "pesam" no computador, há os programas iniciados com o sistema. Para alterar manualmente estes programas acesse o menu Iniciar do sistema, digite msconfig na caixa de pesquisa (fig. 5) e pressione Enter no teclado.


6-Menu Iniciar

Abrirá a janela de Configuração do Sistema (fig. 6), onde é preciso selecionar a aba Inicialização de Programas... Aí você verá a lista de programas que são carregados na iniciação, podendo desmarcar os que não quiser e salvar clicando em Aplicar.


7-Configuração do Sistema

Os passos a seguir servem para excluir arquivos temporários manualmente, contribuindo tanto no desempenho como no espaço em disco:

Acesse o menu Iniciar e no campo de pesquisa, digite executar. Aparecerá acima selecionado Executar (fig. 6) bastando pressionar Enter ou selecionar com o cursor do mouse.


Windows 7
8-Pesquisar - Executar

Escreva prefetch no campo de texto da Janela Executar:


Windows 7
8-Janela Executar - prefetch

Selecione Continuar quando pedir para ter acesso permanente à pasta (poderá precisar de senha de administrador, dependendo do tipo de usuário):


Windows 7
9-Confirmar acesso à pasta

Selecione todos os arquivos (pressione no teclado juntas as teclas Ctrl + A) e exclua pressionando Delete:


Windows 7
10-Arquivos prefetch

Em seguida, repita o procedimento para abrir o Executar e escreva no campo de texo %temp%:


Windows 7
11-Executar - %temp%

Novamente, selecione e exclua todos os arquivos na janela que surgirá, como na fig. 9 acima.

Mais uma vez, abra o Executar e escreva temp, também excluindo os arquivos que aparecerem:


Windows 7
12-Temp no Executar

Por último, uma pequena alteração no Registro do Windows. Acesse o menu Iniciar, digite regedit na pesquisa e Enter:


13-Abrir Registro do Windows

Abra as pastas da coluna à esquerda na sequência abaixo:
HKEY_CURRENT_USER
  Software
    Microsoft
      Windows
        CurrentVersion
          Run


Windows 7
14-Abrindo as pastas do Registro
Ao selecionar Rundeixar apenas Nome-Padrão. Selecione e exclua o que estiver abaixo. 


Windows 7
15-Pasta Run do Registro
É possível fazer "limpeza" pelo próprio sistema, abrindo o Windows Explorer novamente, selecionando com o botão direito do mouse na Unidade do disco rígido onde o sistema está instalado (geralmente a unidade C:) e selecionando Propriedades (fig. 9).


Windows 7
16-Unidade do sistema
A janela Propriedades de C: aparecerá, onde na aba Geral terá o botão Limpeza de Disco (fig. 10). 


Limpeza Windows
17-Propriedades de C:
Por fim, mostrará a janela onde você poderá selecionar os tipos de arquivos para excluir.

Depois destes passos, a melhora no desempenho é imediata!

Outra função do Windows é a desfragmentação de disco. Neste caso há a vantagem de poder programar para executar periodicamente. O acesso ao desfragmentador é feito com o botão direito do mouse na Unidade de disco do Windows (normalmente C:):


Windows 7
18-Propriedades - unidade de disco
Selecione a aba Ferramentas, onde estão os utilitários de Verificação de erros (scandisk), Desfragmentação e Backup:

Windows 7
19-Desfragmentação Windows 7
Selecionando Desfragmentar agora você verá a seguinte janela, onde por padrão aparece que a desfragmentação agendada está ativada, porém configurada para executar às 1 da madrugada de cada quarta-feira. A não ser que você deixe seu equipamento ligado de terça para quarta, recomendo alterar clicando em Configurar agendamento:


Windows 7
20-Desfragmentar disco
Altere então para o dia e hora de acordo com sua disponibilidade. A sugestão que dou é colocar, por exemplo, no horário de almoço do fim de semana ou do seu dia de folga. Configure de acordo com sua preferência e clique em Selecionar discos...


Agendar
21-Agendar desfragmentação
Por padrão todos os discos ficam selecionados (se você tiver mais de um HD ou tiver um HD particionado). Você pode neste caso selecionar apenas o disco onde está o sistema operacional, diminuindo o tempo de execução do utilitário.


Windows 7
22-Selecionar discos - desfragmentação

Há boas opções de programas "faxineiros". um deles é o CCleaner, cuja versão gratuita pode ser baixada - de preferência no site oficial.

CCleaner site
23-Site do CCleaner - Download
Abrirá a página como na figura 18 acima, onde há três opções de links para iniciar o Download, - Download.com, FileHippo.com ou Piriform.com; Das três opções, a terceira inicia o download assim que selecionado o link. Abre a página conforme figura abaixo e automaticamente começa a baixar o arquivo. Se o seu navegador de preferência for o Chrome, o download do arquivo aparecerá abaixo à esquerda, como indicado pela seta na figura abaixo:


Google Chrome
24-Download no Chrome
Caso prefira o Mozilla Firefox, pedirá uma confirmação:


Mozilla Firefox
25-Confirmação de download - Firefox

O arquivo no Firefox aparecerá no topo à direita, conforme figura 20:


Mozilla Firefox
26-Download no Mozilla Firefox
Já no Internet Explorer aparecerá um alerta abaixo de confirmação. Ao selecionar Salvar, iniciará o download.


Internet Explorer
27-Download no Internet Explorer
Clique no arquivo após terminar o download para instalar o programa. Na primeira tela, selecione o idioma Português do Brasil conforme indicado abaixo:


CCleaner idioma
28-Seleção do idioma - CCleaner
Selecionado o idioma, basta clicar no botão azul Instalar e aguardar. Quando terminar, o botão azul estará escrito Run CCleaner (Para rodar o programa). 

O CCleaner tem a opção Limpeza, onde na aba Windows, "varre" o navegador Internet Explorer por arquivos temporários da internethistórico de navegaçãocookies (arquivos de textos que gravam suas preferências em cada site visitado), endereços digitadosarquivos index.dat (arquivo de dados que grava uma lista de endereços de sites mais visitados, facilitando o acesso), localização do último downloadhistórico de autopreenchimento de formulários e senhas salvas. Faz também a limpeza do Windows Explorer, excluindo listas de arquivos recentesExecutar do Menu IniciarMRUs (lista com número dos arquivos usados mais recentemente), Cache de miniaturas (recurso de pouca utilidade uma vez que o Windows recria o cache quando você abrir suas pastas), e Lista de atalhos. Varre também o Sistemaesvaziando a lixeiraarquivos temporários (do sistema operacional), da área de transferência (dados copiados com o CTRL+C), despejos de memória (recurso do Windows para prevenir perdas ao ocorrer um problema, "despejando" dados da memória RAM em um arquivo no HD, de forma que você não perde o seu trabalho), fragmentos do verificador de disco e relatórios do Windows.
Já na aba Programas, limpa os programas instalados na máquina, como navegadores Firefox, Chrome, Opera, programas Multimídia, Utilitários e componentes do Windows.

Antes de clicar em Executar limpeza, atenção às opções destacadas em vermelho na imagem abaixo, onde é interessante desmarcar algumas das opções dos navegadores de internet, se quiser manter algumas informações de navegação, como nome de login, senha, endereços digitados etc:


Limpeza
29-CCleaner - Limpeza

Outra opção é Registro, para limpar o registro do Windows, melhorando o desempenho ao excluir entradas desnecessárias. Clique em Procurar erros. O programa listará todas as entradas inúteis selecionando todas automaticamente. Basta em seguida clicar em Corrigir erros selecionados para remover. 


Registro
30-Registro - CCleaner
É importante fazer uma cópia clicando em Sim na janela de confirmação, caso o a alteração no registro cause algum problema (já usei inúmeras vezes e nunca deu errado).


Corrigir registro
31-Corrigir erros do Registro - CCleaner


Conforme a próxima figura, a opção Ferramentas dá a opção de desabilitar programas que iniciam junto com o sistema, incluindo o próprio CCleaner.



Programas inicializados com o sistema
32-Programa CCleaner-Programas da iniciação

Usando todas essas ferramentas a "faxina" estará completa, deixando o sistema mais leve e rápido.


Assista a explicação em vídeo:





Escreva nos comentários, clique em curtir, visite a página do Facebook  e compartilhe com seus amigos. Até a próxima!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

BRUNA DOS SANTOS disse...

Oi, Cristiano. Adorei as dicas. Vou testá-la no meu notebook que ultimamente está pesado. Mais fiquei com uma curiosidade: isso tudo que é feito manualmente é o que faz programas como o CCleanner? Quais as vantagens e desvantagens entre fazer manualmente ao invés de utilizar o programa? Abraços e parabéns pelo blog!

Cristiano Santos disse...

Oi Bruna. Tudo bem? Está feliz no novo trabalho? Espero que sim. Essas dicas não substituem o CCleaner. Esse programa exclui muito mais arquivos inúteis da máquina. Por outro lado, ele não configura o sistema para ter um melhor desempenho como você pode fazer nas configurações de sistema. Enfim, essa dica serve para deixar o sistema mais rápido. Para limpeza, o CCleaner é uma boa opção, como eu indiquei em outra postagem aqui, tratando de como deixar o sistema mais limpo. OK?
Abraços e obrigado!

Postar um comentário

 
Powered by Blogger