sábado, 13 de fevereiro de 2016

Mantenha seu sistema limpo e rápido

Semelhante à nossa casa, o sistema operacional de nossos aparelhos precisa de uma faxina regular (Windows/Android). A vantagem nesse caso é a rapidez e pouco trabalho, usando um aplicativo dedicado.

Entre os aplicativos mais populares, indico três que já testei e que trazem bons resultados, em suas versões gratuitas: Advanced System Care, CCleaner e Clean Master. Esse último para tablet e celular capricha na faxina, com recursos muito bons, como limpeza de memória, arquivos acumulados de navegação na internet além de monitorar programas rodando em segundo plano, "sugando" recursos e carga da bateria. Nesta postagem mostrarei a opção para PC, ficando para uma próxima o aplicativo para smartphone e tablet.

Os mais velhos devem lembrar da "vassourinha" do Jânio Quadros.

Programas para fazer faxina no micro
1-Exemplos de aplicativos de limpeza
Esses são 3 de muitos. Vale testar até encontrar o que funcione melhor no seu equipamento. 

Nesta postagem mostrarei apenas o Clean Master, o que tive melhor resultados.

Para computador por enquanto tem apenas o programa em inglês. Pode ser baixado diretamente do link do fabricante: https://www.cmcm.com/en-us/clean-master-for-pc/

Clean Master for PC
2-Site do fabricante do Clean Master
O download do arquivo de instalação iniciará imediatamente ao clicar em "Free Download", como indicado na figura 2 acima. 

NAVEGADORES - DIFERENÇAS NO DOWNLOAD

Se estiver usando o Internet Explorer, aparecerá a janela como na figura 3:


Internet Explorer download
3-Download no IE
Como destacado em vermelho, a opção Executar faz o download e instala em sequência, enquanto Salvar apenas transfere para o seu computador. Se preferir salvar, abrirá uma janela para escolher onde salvar o arquivo (fig. 4):


Internet Explorer download
4-Salvar download no IE
A opção Área de Trabalho facilita para abrir o arquivo depois da transferência. Porém, recomendo colocar em uma pasta como Documentos por exemplo, se o seu sistema for o Windows Vista, 7 ou mais recente. Nestes sistemas há como localizar facilmente o arquivo, com a opção procurar do menu iniciar, como mostrado na imagem deste link: Opção de busca de arquivo do Windows

Caso seu navegador seja o Google Chrome, o arquivo aparecerá no canto inferior esquerdo da tela (fig. 5):


Clean Master for PC
5-Download no Google Chrome
Já no Mozilla Firefox fica na outra ponta, no canto superior direito (fig. 6):


Clean Master for PC
6-Download no Firefox
Ao abrir o arquivo, aparecerá a seguinte tela (Windows Vista ou maior):


Clean Master for PC
7-Tela de confirmação do Windows
Confirme - Sim para iniciar a instalação. Abrirá a janela da fig. 8:


8-Primeira janela de instalação do Clean Master
A primeira linha apontada pela seta vermelha significa a aceitação dos termos de licença; a segunda - Create a desktop shortcut - se quiser criar um atalho na área de trabalho (se não quiser criar o atalho, clique na caixa de seleção para desmarcar). Clique no botão Install para iniciar a instalação.

INTERFACE:



Tela principal
9-Tela do programa Clean Master
Dentre os programas que listei no início da postagem, o Clean Master mostrou ser o mais simples e direto. Ao terminar a instalação, abre já a janela do programa e varre o sistema, como mostrado na fig. 9 acima. Há outras opções além das listadas na figura, como limpeza de registro e de programas, porém a princípio não é necessário se preocupar, pois o programa monitora o sistema e, quando há um bom volume de arquivos inúteis "sujando" o PC, a "vassourinha" ao lado do relógio alerta. Este é outro detalhe interessante: ele não abre uma janela na tela, atrapalhando o seu trabalho.

Escreva nos comentários, clique em curtir, visite a página do Facebook  e compartilhe com seus amigos. Até a próxima!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger