sábado, 23 de janeiro de 2016

Como imprimir em formato de livro no LibreOffice

1-Exemplo de impressão formato livro

Se o seu é objetivo é economizar em suas impressões, a impressão em formato de livro é uma ótima solução. Se o objetivo é ter uma impressão mais profissional, também.

A dica aqui serve para impressora jato de tinta, impressora mais comum para uso doméstico, usando papel tamanho A4. As impressoras profissionais trazem muitos recursos que facilitam a impressão em diversos formatos, diferentes dos que serão mostrados a seguir.


Para a impressão em formato de livro, o LibreOffice é o programa que oferece uma solução mais simples, comparado com o Word da Microsoft ou programas para ler arquivo PDF (os mais comuns). Outra vantagem do LibreOffice é a compatibilidade com os arquivos .doc ou .docx do Word. Assim é possível abrir no LibreOffice um trabalho pronto, feito no Word, e imprimir. 


Para saber como instalar o programa, clique neste link: Instalação do LibreOffice

CONFIGURANDO O PROGRAMA:

Com o arquivo que desejar imprimir aberto no LibreOffice Writer, antes de qualquer coisa é necessário formatar a página. Por mais que margens reduzidas também ajudem na economia, há um limite além do qual começa a cortar linhas do texto. Para evitar esse inconveniente, é preciso configurar o Estilo de página: Estilo padrão, do menu Formatar - Página:


2-Formatar página - acesso-menu
A linha vermelha na figura 3 abaixo destaca as medidas da margem. As medidas da esquerda e direita são mais importantes. A dica é reduzir na esquerda e aumentar na direita. No exemplo está 1,50 cm para a esquerda e 2,50 para a direita. Em cima e em baixo, 1,50 cm.


3-Janela Estilo de página
Agora sim, para imprimir, primeiro passo: selecionar a opção Imprimir pelo menu Arquivo (fig. 4), para configurar a forma de impressão:


Writer Menu Imprimir
4-Menu Arquivo - Imprimir
Na janela Imprimir (fig. 5), selecionar a aba Layout da página (destaque linha vermelha), marcar em seguida a seleção Brochura (destaque seta vermelha) e logo abaixo em Incluir, clicar na seta ao lado de Todas as páginas e escolher Frente / páginas direitas. Clique em OK para iniciar a impressão.
Janela Imprimir
5-Janela Imprimir

PARA IMPRIMIR CORRETAMENTE FRENTE E VERSO:

Terminando a impressão, coloque as folhas impressas novamente na bandeja da sua impressora, na mesma posição em que saíram (fig. 6) para imprimir o verso:
6-Folhas recolocadas para impressão do verso.
Detalhe importante ao posicionar as folhas para imprimir o verso: procurar deixar uma boa quantidade de papel na bandeja, mesmo se o documento só precisar de duas. Isso evita da impressora "puxar" duas folhas de uma vez, estragando o trabalho. Outra dica é colocar como que em "escada": papéis mais para dentro da bandeja de cima para baixo. Tudo isso não resolvendo, um último recurso é firmar o papel abaixo do que será impresso, conforme fig. 7 abaixo:
7-Firmando o papel para impressão do verso
Tomadas as precauções, voltar ao programa, menu Arquivo - Imprimir, selecionar a aba Layout da página. Basta então mudar a opção Incluir para Verso / páginas esquerdas
8-Opção Verso/páginas esquerdas
Em seguida, vá para a aba Geral e selecione a caixa Imprimir na ordem inversa das páginas (isso sincroniza as páginas na ordem das folhas na bandeja de impressão):
9-Imprimir na ordem inversa.
Por fim, tudo configurado, dê o "OK" para imprimir. Quando terminar, bastará dobrar as folhas ao meio e, se desejar, grampear ou mesmo colar nas dobras. Já estarão as páginas na ordem.
10-Resultado da impressão
Escreva nos comentários, clique em curtir, visite a página do Facebook  e compartilhe com seus amigos. Até a próxima!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger